Como Organizar melhor o tempo é um tema muito pertinente: Já parou para pensar sobre sua Organização de Tempo? Será que você consegue fazer tudo o que tem para fazer, curtir a vida e ainda se aproximar dos seus Grandes Objetivos? Não?! Vou te ajudar com isso!

Entenda como Organizar Melhor o Tempo:


Parte 1: Responda SIM ou NÃO para as perguntas abaixo.

Se você responder SIM para alguma dessas perguntas Você Precisa Ler Nossas Sugestões para Organizar melhor seu Tempo:

1. Você costuma a ir a eventos, festas ou cursos, mesmo sem ter muita vontade, para agradar seu chefe seus amigos ou família?

Sugestão: Sempre busque um propósito maior naquilo que você está fazendo, por exemplo, antes de aceitar um convite, diga que vai analisar sua agenda para depois dar uma resposta. Nesta análise, você pode ver o que pode ser proveitoso naquele encontro, para realmente encontrar um motivo maior para ir, ou você pode ver o que de importante você poderá fazer no momento e remarcar/cancelar sua participação em algo que você não tem interesse e nem é importante para você.

2. Quando você recebe uma mensagem de WhatsApp, costuma a dar uma olhada para checar o conteúdo?

Sugestão: Imagine agora com o WhatsApp?! A partir do momento que você olha o WhatsApp, você passa a seguir a agenda dos outros, por que o outro que está de bobeira querendo conversar naquela hora, você não. Para seguir suas atividades importantes, deixe o celular sem receber notificações, então você só irá olhar quando achar necessário. Vá em Configurações -> Notificações -> Desative notificações que te atrapalham (WhatsApp, Instagram, E-mail, etc).

3. Você costuma ler muitas mensagens desnecessárias, com piadas, correntes, propagandas, apresentações, produtos e etc?

Sugestão: Determinada inscrição de e-mail deixou de ser interessante para você? Desinscreva-se dela! Um grupo deixou de agregar? Saia dele.

4. Você costuma assumir compromissos com outras pessoas ou aceitar novas posições na empresa, mesmo que não goste muito da nova atividade, se for para aumentar seus rendimentos ou obter uma promoção?

Sugestão: Caso você veja que o compromisso assumido tem a ver com seu propósito, vale a pena assumir a responsabilidade (mesmo que a curto prazo não gere prazer). Porém, se o motivo para agir não é algo que te motiva de fato, que você está fazendo só por fazer… Esqueça. Foque no que é importante para você e te faz bem!

5. Nos dias de descanso, você costuma passar boa parte do dia assistindo à televisão, jogando ou acessando a internet?

Sugestão: Entreter-se é excelente! O que pode prejudicar é o excesso. Ao entrar no loop vicioso, você deixar de viver sua vida, rever amigos, sair com a família, etc. Um aplicativo interessante para computador é o  Rescue Time. Nele você pode conferir quanto tempo está passando no PC e quais sites são os que estão mais roubando seu tempo.

 

6.Você costuma participar de reuniões sem saber direito o conteúdo, o porquê deve participar ou a que resultado aquele encontro pode levar?

Sugestão: A partir do momento que você é “jogado” em uma sala e não sabe nem o por quê de estar ali, você passa a viver a agenda dos outros. Para que você tenha maior controle sobre sua realidade, procure saber o que vai acontecer, como você pode contribuir, para então aceitar o convite.

7. Geralmente você não consegue realizar tudo que me propus fazer no dia e preciso fazer hora extra e levar trabalho para casa?

Sugestão: Preencha somente até 70% do seu horário de trabalho. Tenha ciência que somos péssimos em estimar o tempo de determinada atividade, portanto, comece se programando apenas para 50% do tempo e depois vá aumentando… Lembre-se que sempre vão ocorrer interrupções em sua jornada e que precisa haver um espaço livre para, caso ocorram, você lidar com elas e ainda fazer o planejado.

 

8. É comum aparecer problemas inesperados no seu dia-a-dia?

Sugestão: Sempre vai ocorrer algo inesperado, porém é toda hora? Você chega e vai resolvendo o que aparece sem haver uma programação prévia? Está na hora de começar a implementar o planejamento básico: na noite anterior, escreva 05 atividades mais importantes para o dia seguinte. Depois que se acostumar, comece a planejar para um período de 03 dias, depois uma semana, depois o mês e veja como sua rotina mudará! (recomendo fortemente o Impulso 2018 para isso). Caso você tenha um chefe, sempre esteja alinhando as expectativas: “Olha, com base na última conversa, me programei para fazer isso, isso e isso. Você deseja que eu adie x para cuidar de y?”

9. Costuma deixar para fazer relatórios, imposto de renda, compras de Natal, estudar para provas e outras tarefas perto do prazo de entrega? Consegue melhores resultados e me sinto mais produtivo quando está sob pressão ou com o prazo curto?

Sugestão: Existem estudos que comprovam que o fato de trabalhar sobre uma pressão alta, pode prejudicar sua saúde. Basta você pensar, como fica sua disposição depois de fazer às pressas um relatório, de estudar de última hora, etc? E no dia seguinte, como fica? Perceba que certas economias geram prejuízos. Passe a planejar suas ações.

10. Esteve atrasado com suas tarefas ou reuniões nas últimas semanas?

Sugestão: Novamente: ou falta de planejamento ou falha de planejamento: será que você não colocou atividades demais? Será que de fato você deu o espaçamento correto entre uma atividade e outra, ou seja, marcar uma reunião das 8h às 9h e uma das 9h às 10h, você realmente consegue processar o resultado e ainda se preparar mentalmente para outra reunião?

11. É comum reduzir seu horário de almoço ou até mesmo comer enquanto trabalha para concluir um projeto ou tarefa?

Sugestão: Risque na sua agenda um momento somente seu. Sagrado. Você precisa de tempo para descanso, você precisa comer bem para que consiga render durante o dia e geralmente, a última pessoa que damos atenção, é nós mesmos. Saiba que para sua produtividade aumentar, você precisa cuidar de você.


Parte 2: Responda SIM ou NÃO para as perguntas abaixo.

Se você responder NÃO para alguma dessas perguntas Você Precisa Ler Nossas Sugestões para Organizar melhor seu Tempo:

 

1. Costuma visitar com regularidade pessoas relevantes em sua vida como amigos parentes e filhos?

Sugestão: Isso mesmo: não é só o trabalho que te faz produtivo. É importante darmos a devida atenção para nossos papéis da vida, para aqueles que realmente nos agregam. Portanto, se você acha que não tem tempo, que tal multiplicar o seu? Chame seu amigo para correr com você, assista filme junto, procure envolvê-los na sua semana!

2. Faz esporte com regularidade, alimenta-se da forma adequada e tem o lazer que gostaria?

Sugestão: Atividade física libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Com exercício, você tem mais disposição para seu dia-a-dia (seu rendimento aumenta!). Alimentação e Hidratação são essenciais para seu rendimento (o cérebro precisa de água e glicose para funcionar bem, caso você só tenha 03 refeições ao dia e mal beba água, há muita oportunidade de melhoria). Lazer nem se fala, trabalhar 24h não faz bem para ninguém (claro, o trabalho deve ser algo que você tenha prazer em fazer, mas não exclui o lazer despretensioso).

3. Costuma fazer um planejamento por escrito de tudo que precisa fazer durante sua semana?

Sugestão: Leia este post no qual ensino a melhor forma de planejar a semana.

4. Quando quer alguma coisa, define esse objetivo por escrito, estabelece prazos em minha agenda, monitora os resultados obtidos e os compara com os esperados?

Sugestão: É essencial retirar o objetivo da cabeça e passar para o papel. Quando temos algo somente na mente, acabamos ficando muito ansiosos. Quanto mais especificados em um papel, melhor (e não pode ser em qualquer bloco, guardanapo, etc, tem que ser em um local que seu cérebro entenda que você não irá perder a informação e que você pode consultar a qualquer momento). Além de planejar especificamente o que você deseja, combine com um amigo para se reunir semanalmente para ver o que foi feito e o que pode ser melhorado para próxima semana.

5. Você tem um tempo definido para dedicar a si mesmo e nele, pode fazer o que quiser?

Sugestão: Isso mesmo: mente sã, corpo são. Exercite-se, leia, medite, reflita, faça o que te faz bem! Tenha um momento para se conectar com você mesmo, pois você abastecerá suas energias para agir no dia-a-dia.

6. Pode afirmar que está conseguindo realizar tudo que gostaria em sua vida e que o tempo está passando na realidade correta?

Sugestão: Planejamento não é aprisionamento. Com ele você tem a oportunidade de traçar o que pode ser feito em determinado período e replanejar à medida que vai testando e refletindo à respeito: Reflita, Planeje, Aja.

 

Gostou das dicas? O Impulso pode te ajudar a botar em prática todas elas!

 

 


Quer Aplicar a Produtividade em 2018? Olha só a Ferramenta para Ser Mais Produtivo e Ter Autogestão que formatamos para você! 😉

Impulso 2017 - Newsletter

Te ajudamos gratuitamente!

Escreva ao lado qual a sua dor ou dúvida que te ajudaremos! Te responderemos em poucas horas.