Vilfredo Pareto foi um cientista político, sociólogo e economista italiano que em 1897 realizou um estudo sobre a distribuição de renda em seu país. Através deste estudo, percebeu-se que a distribuição de riqueza não se dava de maneira uniforme, havendo grande concentração de riqueza (80%) nas mãos de uma pequena parcela da população (20%). Inicialmente aplicada na situação socioeconômica, esta proporção foi dividida para outras áreas:

  • 80% dos lucros estão relacionados com 20% dos clientes;
  • 80% do total de vendas estão relacionados com 20% dos produtos;
  • 80% dos acidentes de trânsito são causados por 20% dos motoristas;
  • 80% dos usuários de computador usam apenas 20% dos recursos disponíveis;
  • 80% dos resultados são obtidos por 20% dos funcionários.

Estudos mostraram que as porcentagens podem variar, mas dificilmente fogem a proporção 80/20. Proporção essa que pode ser utilizada, inclusive, na hora de planejar e gerir o tempo. Seja na esfera pessoal, seja no trabalho, o que está em jogo é a importância que cada momento tem. Como a regra de Pareto pode melhorar a sua produtividade?

Anote esta pergunta que irá fazer diferença significativa nos seu dia-a-dia:

QUAIS OS 20% DAS MINHAS AÇÕES QUE IRÃO GERAR 80% DOS MEUS RESULTADOS?

Muitas vezes estamos nos autossabotando fazendo atividades mais fáceis e oportunas só para não ter que se concentrar nas poucas que darão mais resultado. As consequências? Ocupamo-nos com elas 80% do tempo para gerar 20% do resultado. O esforço pode ser concentrado em algo relevante e agora você sabe disso.

Por exemplo, para saber quais são as poucas ações que farão com que você alcance os melhores resultados pergunte ao seu chefe ou ao seu cliente: o que você espera que seja feito para eu ser o melhor para você? Pronto, tendo clareza no que o seu principal stakeholder quer você saberá as poucas tarefas que darão os maiores resultados.

Concentre seu foco e energia no que mais irá impactar seu projeto! Afinal: gerenciar seu tempo nada mais é do que gerenciar suas escolhas.

Foque nas atividades que podem ser realizadas dentro das condições do dia de hoje e que trarão os maiores resultados na sua semana que repercutirão no mês e que fará você atingir seus almejados Objetivos anuais.

 


Quer Aplicar a Produtividade em 2017? Olha só a Ferramenta para Ser Mais Produtivo e Ter Autogestão que formatamos para você! 😉

Impulso 2017 - Newsletter

Te ajudamos gratuitamente!

Escreva ao lado qual a sua dor ou dúvida que te ajudaremos! Te responderemos em poucas horas.