Como Ter Mais Foco e…. Espera aí, o que seu guarda roupa tem a ver com essa história?!

Para ter mais foco, antes de tudo, imagine seu guarda roupa… Como ele está agora? Arrumado, bagunçado ou praticamente um zoológico? Pois é, repare que quando não há um esforço consciente para mantê-lo arrumado, o armário vira uma bagunça cheio de roupas raramente usadas… Essa ação foge tanto do seu controle que de vez em quando você resolve fazer uma limpeza geral e gasta horas e horas para deixá-lo como deveria ser.

Se você não tiver critérios, se não implantar um sistema com regularidade, você vai ficar com as mesmas roupas que tinha no começo e logo ficará abarrotado com tantas roupas que não são usadas. Assim também acontece na sua vida.

 

Para Ter Mais Foco Precisamos Cuidar do Nosso “Guarda Roupa”

 

Como Ter Mais Foco

Assim como um armário, nossa vida logo se enche com compromissos e as atividades que aceitamos na melhor das intenções vão se acumulando:

  • Você pode ir para a festa hoje à noite?

  • Você pode me ajudar a fazer este trabalho do meu emprego?

  • Você gostaria de fazer parte deste grupo para ajudar os necessitados?

  • Etc, etc, etc.

Se não adotarmos um sistema para fazer a limpeza geral, esse excesso permanecerá ali para sempre e ao invés de avançarmos em relação aos nossos Grandes Objetivos, daremos pequenos passinhos em relação a pequenas coisinhas que consomem tempo, dinheiro e energia e não necessariamente nos levarão aonde almejamos.

 

Como Ter Mais Foco: Passo 1 – Explore

Como Ter Mais Foco

Ao invés de se questionar “vou usar isso algum dia?” no momento de organizar seu guarda roupa, pense em “eu amo essa peça?”, “eu uso isso com frequência?” e decida o que você vai manter lá, assim como para ter Foco e Grandes Resultados na sua vida se pergunte sempre: Qual dessas Atividades oferecem maior contribuição para a minha Meta?”

 

Como Ter Mais Foco: Passo 2 – Elimine

Como Ter Mais Foco

Ainda está balançado com algumas peças de roupa? Então está na hora de indagar: “Se ainda tivesse esta peça, quanto estaria disposta a pagar por ela?”
Atualizando para a linguagem da sua vida: “Se essa oportunidade não tivesse surgido, o que eu estaria disposto(a) a fazer para consegui-la?”

 

Como Ter Mais Foco: Passo 3 – Execute

Como Ter Mais Foco

Para o guarda roupa permanecer arrumado, será preciso criar uma Rotina Regular:

  • Separe uma sacola grande ao lado do armário: para depositar os itens que for jogar fora e deixar somente aqueles que lhe permitem dar seu nível máximo de contribuição em relação aos seus Grandes Objetivos;
  • Organize um sistema lógico de priorização: crie critérios para que você consiga pôr suas intenções em prática: separar por cor (clara, escura), por tipo de roupa (casaco, camiseta, calça), entre outras técnicas.

Como Ter Mais Foco

 

Como ter mais Foco = Focar no Essencial

 

Roupas novas (lê-se Novas Demandas/Atividades/Compromissos) chegam ao armário da vida o tempo todo!

Imagine que todo momento que você visse o armário percebesse que alguém enfiou novas peças lá dentro. Pois é, a todo instante aparece uma nova oportunidade a ser perseguida: cabe a você refletir se ela te leva ao seu Grande Objetivo e aceitar ou não essa oferta.

Para ter mais foco,  foque no Essencial para abrir mão de muitas coisas boas, por mais difícil que seja essa decisão, e ficar com as poucas coisas extraordinárias.

 


Quer Aplicar a Produtividade em 2017? Olha só a Ferramenta para Ser Mais Produtivo e Ter Autogestão que formatamos para você! 😉

Impulso 2017 - Newsletter

Te ajudamos gratuitamente!

Escreva ao lado qual a sua dor ou dúvida que te ajudaremos! Te responderemos em poucas horas.