Palavras de Gratidão é um dos meios que você pode utilizar para viver a Gratidão e ser mais Feliz e Produtivo.

Vamos explorar isso um pouco mais?

O que são Palavras de Gratidão?

Palavras de Gratidão

Segundo a ciência moderna que estuda o comportamento humano, a Psicologia Social, gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, ou algo bom aconteceu.

 

Por que é tão importante ser grato?

Palavras de Gratidão

Robert Emmons, psicólogo social e pesquisador da Universidade da Califórnia,  vem há anos estudando os efeitos práticos nas pessoas que comunicam palavras de gratidão.

Segundo sua pesquisa, pessoas que comunicam palavras de gratidão possuem emoções mais positivas como alegria, entusiasmo, amor, felicidade e otimismo, e que essa prática protege essas pessoas de sentimentos negativos como inveja, ressentimentos, ganância e depressão.

E ele continua sua afirmação mostrando que o indivíduo grato é capaz de lidar com mais eficácia com o estresse diário, sendo mais resiliente aos traumas e se recuperando mais depressa de doenças físicas.

 

O Poder das Palavras de Gratidão em Números

Palavras de Gratidão

Em seu livro “Agradeça e seja feliz!”, Robert narra um experimento feito com McCullough, no qual examinaram o impacto da prática de falar palavras de gratidão no bem-estar psicológico e físico das pessoas.

Eles destinaram três tarefas aos participantes da pesquisa, que foram divididos em três grupos. 

Durante dez semanas, os participantes escreveram um curto diário, onde descreviam em uma única frase cinco acontecimentos da semana anterior.

  • O primeiro grupo deveria registrar fatos pelos quais eram gratos;
  • O segundo grupo deveria descrever cinco aborrecimentos;
  • O terceiro grupo, neutro, deveria apenas relatar cinco eventos ou circunstâncias que os haviam afetado – a esse grupo não foi dito para acentuar os aspectos positivos ou negativos das circunstâncias.

No final do experimento, foram examinadas as diferenças entre os três grupos em todos os resultados de bem-estar avaliados no início do estudo.

Segundo a escala usada pelos pesquisadores, os participantes na condição de gratidão eram 25% mais felizes do que os outros.

Além de serem mais felizes, as pessoas gratas apresentaram menos sintomas de doenças físicas e mais disposição para a prática de exercícios.

Diante desse resultado, Emmons propõe que todos mantenham um diário da gratidão, no qual são catalogados acontecimentos que inspiram esse sentimento, e eles serão transformados em gratidão. 

 

Como as Palavras Gratidão está atrelada ao Aumento de Produtividade?

Palavras de Gratidão

 

Antes disso, preciso esclarecer um ponto: não existe produtividade profissional antes da pessoal. Isso mesmo que você leu. Antes de querer ser super produtivo na sua empresa, trabalho ou faculdade, cuide de si mesmo.

Não são pessoas produtivas que são felizes, mas as pessoas felizes são mais produtivas!

Reflita:

  • Quando você está doente você consegue ser produtivo?

  • E quando você está a muito tempo parado, sem aprender nada sobre aquilo?

Pois é, há 05 esferas pessoais que impactam diretamente na Produtividade: a física, a mental, a social, a financeira e a espiritual, essa última iremos dar ênfase neste presente artigo.

A esfera espiritual está associada ao que faz bem para a alma, ações que nos dão mais fé e autoconfiança, como reflexões e até boas músicas, por isso, também está relacionada ao nosso propósito.

Se você não souber o que te motiva a levantar da cama, ou mesmo por que você deveria fazer determinada tarefa, você não consegue ser totalmente produtivo, não é verdade?

Observa só: quando começamos a praticar as Palavras de Gratidão, os acontecimentos nos abalam com menor intensidade, pois blindamos nossa mente. Deixamos de focar no problema e passamos a focar na solução.

Como resultado? Condicionamos nossa mente a produzir ao invés de se queixar.

 

Quer incorporar o hábito de Palavras de Gratidão e ainda ser Produtivo?

Palavras de Gratidão

Nossa ferramenta de Produtividade, o Impulso, contém uma poderosa estrutura de Reflexão para condicionar o Impulsionado a pensar pelo que ou por quem é especialmente grato na semana, no mês e no ano.

Além disso, diariamente o Impulso possui uma área destinada para aquele acontecimento especial que merece um super reconhecimento!

 


Quer Aplicar a Produtividade em 2017? Olha só a Ferramenta que te ajuda a praticar Gratidão que formatamos para você! 😉

Impulso 2017 - Newsletter

Te ajudamos gratuitamente!

Escreva ao lado qual a sua dor ou dúvida que te ajudaremos! Te responderemos em poucas horas.