Como fazer um Planejamento Semanal que gere resultados é a dúvida de muitos: o que devo colocar? qual é a melhor forma? por que é importante?

Neste presente artigo irei sanar todas essas dúvidas. Espero que gostem:

 

O que é Planejamento Semanal?

Planejamento Semanal

Segundo o dicionário:
planejamento
substantivo masculino
  1. ato ou efeito de planejar.
  2. serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes; planificação.

Portanto, nada mais é do que você se preparar para o que vai acontecer.

No Planejamento Semanal, você se prepara para um horizonte de 07 dias, organizando sua semana de modo a estabelecer as tarefas mais importantes e as tarefas que te ajudarão a compor os diversos âmbitos da sua vida.

Isso lembra o que falamos sobre como ter mais foco aqui, lembra?

 

A importância do Planejamento Semanal

Planejamento Semanal

Você já deve ter ouvido falar na seguinte estratégia:

“antes de dormir, não se esqueça de colocar as 05 atividades principais do dia seguinte, você vai acordar com muito mais disposição, pois estará ciente do que deve ser feito para seu dia ser vitorioso.”

Pois é, até que funciona. Só que falta algo a mais: quando você se prepara com base no horizonte de 01 dia, você não consegue ter a visão macro e estratégica.

Para isso, deve-se ter anotado e visivelmente seus Grandes Objetivos para um período de tempo mais longo (em torno de 01 ano), planejar todo mês o que você deve fazer para se aproximar dele, planejar toda semana o que você deve fazer para alcançar as metas mensais e diariamente, definir o que você pode fazer para que a Semana seja realizada com sucesso.

Ah, por falar nisso, falamos aqui sobre como traçar metas que realmente funcionam. Vale a pena dar uma olhada, ein?

Assim, você começa a desenvolver o pensamento sistêmico e passa a relacionar como o que é feito hoje impacta nos seus objetivos de longo prazo. Tudo se conecta.

Neste presente artigo, abordaremos como fazer um Planejamento Semanal super-produtivo!

Como Planejar a Semana de Maneira Eficaz

1. Estabeleça Atividades Mais Importantes na Semana

Planejamento Semanal

Primeiro, defina quais são as 03 atividades mais importantes em relação as suas metas mensais e que podem ser realizadas no horizonte semanal.

Além de definir o que é mais importante, sugiro sempre colocar uma boa recompensa, ou seja, aquilo que você se presenteará somente se atingir realmente o que for importante.

Resultado: seu cérebro passa a ser condicionado a bater metas!

 

2. Estabeleça as Atividades que Balanceiam sua Vida na Semana

Planejamento Semanal

Muitas vezes só executamos as atividades quando elas passam a ser urgentes.

Tal atitude causa estresse e danifica nossa saúde física e mental de uma maneira inestimável: passamos a viver para apagar incêndio e não realizamos aquilo que gostaríamos e nem ficamos com as pessoas mais importantes para nós.

Para sair da esfera da urgência e se planejar para atuar na esfera da importância, devemos:

  1. Identificar os Papéis que exercemos durante o ano: Nós temos várias funções sociais: Estudantil, Familiar (Pai, mãe, filho, irmão, sobrinho..) Profissional, Membro da Igreja, entre outras;
  2. Acrescentar o papel do EU: Físico, Social, Mental, Financeiro e Espiritual, afinal, você também precisa cuidar de si mesmo para sua Produtividade Semanal aumentar;
  3. Responder a Seguinte pergunta:

Como Posso Melhorar Positiva e Significativamente Cada Papel da Minha Vida Nesta Semana?

Fazendo o Planejamento Semanal de forma a incluir o que te leva às suas metas e o que equilibra sua vida, você vai, cada vez mais, encontrar o Equilíbrio e Resultado que você tanto busca!

 


Ainda tem dificuldade de Aplicar Semanalmente o Planejamento? Quer Aplicar a Produtividade em 2017? Olha só a Ferramenta para Ser Mais Produtivo e Ter Autogestão que formatamos para você! 😉

Impulso 2017 - Newsletter

Te ajudamos gratuitamente!

Escreva ao lado qual a sua dor ou dúvida que te ajudaremos! Te responderemos em poucas horas.